Destaques das notícias mundiais para 2021

Radio Warriors of RN: Destaques do noticiário mundial para 2021

Radio Warriors of RN é sobre reportagens precisas, é por isso que pretendemos trazer a você notícias factuais sobre as diferentes coisas que acontecem no mundo. Você pode esperar artigos sobre política, finanças, entretenimento e mudanças ambientais ao navegar pelo site. 

Quer estar por dentro das últimas atualizações? Assine nosso boletim informativo para receber notificações em seu e-mail com as notícias mais recentes que postamos diariamente. Você também pode verificar o site para obter mais atualizações sobre tendências e artigos de notícias de seu interesse. 

Role abaixo para ler os destaques das atualizações de notícias mundiais deste ano.

CubeSats mudando o mundo

Em breve, o mundo poderá dizer adeus aos satélites porque uma nova alternativa, mais barata e mais fácil de lançar, foi inventada por um professor de Astronáutica e Ciências Espaciais. Em 1999, Bob Twiggs, da Morehead State University, inventou minúsculos satélites do tamanho de uma caixa de sapatos como um meio de educar os alunos sobre o espaço. 

O que as pessoas não sabiam é que a caixinha pode ajudar a salvar o mundo de várias maneiras. Confira os projetos emocionantes que podem se beneficiar do dispositivo CubeSats:

Iniciativas ambientais para impedir o desmatamento

O governo norueguês fez parceria com a Planet, uma empresa especializada na construção de satélites. No momento, o planeta tem 180 CubeSats orbitando a Terra. Isso foi feito para que os dispositivos possam levar dados da superfície da Terra para rastrear as taxas de desmatamento em tempo real. 

O financiamento veio da Noruega para ajudar as preocupações ambientais não apenas em seu país, mas para o resto do mundo. O planeta atualmente registra os dados e informa a outros países sobre o desmatamento em seu território. No entanto, cabe ao país em questão se eles vão fazer algo a respeito, já que a Noruega não pode fornecer fundos para eles. 

Ajude a expor a escravidão moderna A

escravidão é uma atividade tabu em todo o mundo. Cada pessoa tem direitos humanos inatos que devem protegê-la de tais atrocidades. No entanto, o mundo não é perfeito e a escravidão ainda vem de várias formas até hoje. 

Do trabalho forçado às atividades sexuais ilegais, a escravidão ainda está muito viva hoje. Isso levou o Rights Lab da Nottingham University a usar imagens de satélite para coletar dados sobre o mundo secreto do trabalho forçado e da escravidão. 

O grupo usou imagens de satélite CubeSat para tentar mapear as atividades que escaparam às autoridades por décadas. Com essa tecnologia, eles conseguiram rastrear os campos na Grécia onde os catadores de frutas de Bangladesh estavam escondidos do mundo. 

Resolvendo problemas de lixo espacial

Desde o Sputnik 1, o primeiro satélite lançado ao espaço pela União Soviética em 1957 para seu programa espacial, muitos satélites se estabeleceram na órbita da Terra. Esses satélites são desativados depois de algumas décadas, formando lixo denominado ‘lixo espacial’.

Está se tornando cada vez mais problemático porque cada dispositivo enviado ao espaço se torna lixo depois de algumas décadas. As coisas saíram do controle quando a Rússia disparou um míssil no espaço para atingir um de seus antigos satélites. Detritos de metal repentinamente começaram a girar fora de controle na órbita baixa da Terra, colocando em risco outros satélites, bem como astronautas enviados para o espaço.

O CubeSat pode ajudar a resolver esse problema no futuro. Estudos estão sendo conduzidos para criar um processo de como os destroços podem ser capturados com segurança em órbita. 

Agricultura e manutenção de energia alternativa Os

CubeSats também podem servir a um propósito maior na Terra. Uma frota desses dispositivos trabalha em conjunto para servir às pessoas com um serviço chamado ‘internet das coisas’. O que a rede faz é conectar pessoas a diferentes objetos com um sensor. 

Essa tecnologia permite que as pessoas acompanhem certas coisas em seu ambiente. Os agricultores usam isso para ficar de olho nos níveis de água ao redor da área ou verificar os suprimentos para evitar que tenham que verificar as áreas pessoalmente. 

Além disso, também é usado para monitorar o som e o movimento das turbinas eólicas para ajudar a deduzir se a lâmina está danificada. Isso ajuda os operadores de turbina a economizar tempo e fazer reparos mais eficientes. 

Talibã e Afeganistão

Um dos maiores choques do mundo este ano é a recente aquisição do governo do Talibã sobre o Afeganistão. O grupo derrubou com sucesso o atual governo e agora está no controle dos assuntos econômicos e sociopolíticos do país. 

Os problemas que o país enfrenta progrediram desde o reinado do Taleban. As questões econômicas e os distúrbios políticos são galopantes, o que pode levar à pobreza, violência e sofrimento generalizado. 

Questão de governança do Taleban

A legitimidade política é um dos maiores problemas do grupo militante. Os membros foram treinados para usar métodos violentos de chamar a atenção de todos e usurpar as autoridades, o que representa uma ameaça à capacidade da organização de manter o controle total. 

Além disso, a estrutura implementada pelo grupo é centrada no homem. Isso significa que o governo do Taleban é formado apenas por homens, clérigos e membros da comunidade pashtun. 

A estrutura patriarcal está afetando a paisagem econômica do Afeganistão. É porque a população feminina não tem permissão para trabalhar e ganhar dinheiro para suas famílias. Isso também afeta diferentes fatores, como perdas agrícolas e suprimentos médicos cada vez menores. 

Violência religiosa no país

Com o governo em ruínas e o Talibã assumindo o controle, os ataques violentos no país estão se tornando mais complexos do que nunca. Não apenas as filosofias islâmicas são aplicadas ao extremo pelas forças do Taleban, mas outros extremistas também estão se aproveitando da agitação que está acontecendo atualmente. 

Outro grupo que está em desacordo com o Taleban conhecido como Estado Islâmico na província de Khorasan está lançando ataques contra minorias que vivem no país. O aumento do número de grupos militantes estrangeiros espalhando terror no Afeganistão com a queda do governo é um sinal de seu declínio. 

Os civis estão entrando em uma era de escuridão. Muitos tentaram fugir do país assim que o Talibã assumiu o controle. Alguns são bem-sucedidos, enquanto outros ainda enfrentam grande sofrimento dentro do país que antes chamavam de lar. 

Repressão da mídia ao Afeganistão

Não há como negar a influência dos jornalistas e da mídia de notícias. Afinal, a indústria é chamada de quinto estado porque a mídia fornece uma reportagem equilibrada para ajudar os civis a entender as questões sociais que acontecem ao seu redor. 

O Afeganistão está enfrentando atualmente uma repressão deprimente da mídia que ameaça não apenas os próprios alicerces do jornalismo, mas também as pessoas que trabalham para a indústria. Diretrizes rígidas estão sendo postas em prática pelo Taleban para evitar demonizar ainda mais o grupo. 

Além disso, o grupo militante agride críticos e repórteres com ameaças de morte sempre que uma peça contrária é publicada. Algumas empresas de mídia informaram que militantes armados costumam visitar seus escritórios para verificar seu processo de trabalho. 

EUA e Rússia: ataques nucleares

O conflito entre os Estados Unidos e a Rússia já dura décadas. Na maioria das vezes, as coisas são resolvidas diplomaticamente, mas o conflito ainda surge de vez em quando. Isso inclui atividades relacionadas com o nuclear. 

Em novembro de 2021, o ministro da defesa russo alegou que os EUA estavam ensaiando um bombardeio nuclear perto das fronteiras do país. Além disso, o governo reclamou dos aviões que estão a 20 quilômetros da Rússia. 

O Pentágono negou as acusações e disse que os exercícios foram anunciados publicamente durante as tentativas de mísseis ensaiadas. Além disso, os EUA disseram que cumprem estritos protocolos internacionais para prevenir situações como esta. 

Creche mexicana enfrenta ameaças relacionadas a gangues

No México, uma pequena creche ganhou cerca de 900 mil dólares em uma loteria de aviões recente. Os benfeitores foram escolas e creches pobres em todo o país. No entanto, as coisas azedaram depois que a notícia foi divulgada. 

Os pais da referida creche alegaram que estão sendo ameaçados por uma famosa gangue mexicana chamada Los Petules após ganhar o prêmio. Eles receberam demandas de que o berçário deveria comprar armas para a gangue ou então enfrentariam as consequências. 

Após as ameaças, as famílias afiliadas ao viveiro foram forçadas a fugir de sua aldeia e viver em outro lugar por medo. Essas pessoas são membros da aldeia indígena de Ocosingo e tiveram uma vida difícil. 

Mesmo com o pedido da quadrilha, as famílias recusaram o negócio. Isso porque eles planejavam usar o dinheiro para melhorar a aldeia. Foi aí que as ameaças começaram a chegar. 

Além das ameaças, as aldeias indígenas também perderam um pouco de seu sustento. Eles citaram que o gado, os refrigeradores e as safras que colheram foram roubados. Essas famílias não poderão voltar para casa até que a gangue seja desarmada e tratada pelas autoridades. 

Isso é ameaçador, especialmente com a pandemia que está devastando continuamente o país. Os indígenas deslocados não conseguirão continuar com suas vidas tão bem quanto resolver os problemas cotidianos, como comida e abrigo. 

Saiba mais sobre assuntos atuais e notícias mundiais enquanto lê o Radio Warriors of RN. Verifique o site regularmente para obter mais atualizações ou inscreva-se no nosso boletim informativo para acesso imediato a diferentes notícias de todo o mundo.